top of page

O CURSO

“DE CAMPUS, A SETOR”

O Campus de Palotina da Universidade Federal do Paraná foi implantado em 1993 na Cidade de Palotina. O Campus iniciou suas atividades didáticas com o curso de Medicina Veterinária, com entrada anula de 40 estudantes. A primeira turma de Medicina Veterinária graduou-se em março de 1998 e até março de 2013 já terão sido formadas 16 turmas.

Em 1998 houve ampliação do número de vagas para o vestibular do curso de medicina veterinária, de 40 para 60, com uma entrada anual. O curso permaneceu até 2008 como o único curso de graduação do Campus Palotina. Em 2009, por meio do Programa REUNI (Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federal) do Ministério da Educação, o campus iniciou uma franca expansão de suas atividades de ensino de graduação e pós-graduação. Foram criados cinco novos cursos de graduação e o curso medicina veterinária sofreu uma nova alteração no número de vagas, passando a receber 80 novos alunos a cada ano, sendo 40 no primeiro semestre e 40 no segundo semestre, mesmo número de vagas dos demais cursos: Agronomia, Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental, CST em Aquicultura, CST em Biotecnologia e CST em Biocombustíveis.

 

Com o crescimento do Campus Palotina e de sua unidade administrativa, o mesmo foi transfomado em Setor da UFPR, passando-se a ser chamado de SETOR PALOTINA.

Atualmente o setor Palotina possui os cursos de Agronomia, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energias Renováveis, Tecnologia em Biotecnologia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Ciências Exatas.

 

PALOTINA

Palotina está localizada no Oeste do Estado do PR a 600 km de Curitiba, próximo às cidades de Cascavel (100 km), Umuarama (96 km), Guaira (60km) e a 210 km de Foz do Iguaçu. Com essa localização, também se encontra próximo à divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul e com o Paraguai (Cidade de Salto del Guairá). A Cidade de Palotina conta hoje com aproximadamente 30.000 habitantes. A economia da região é baseada na agropecuária, com grandes plantações de soja, milho e trigo, produção de peixes, aves, suínos e leite. Vale a pena lembrar que Palotina encontra-se na região da Costa Oeste, abrangida pelo Lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu, com inúmeras praias artificiais para prática de esportes náuticos. Um outro fator importante é sua localização próxima ao Parque Nacional do Iguaçu e ao Parque Nacional de Ilha Grande, além de contar com a reserva Biológica São Camilo, localizada no município.

ENGENHARIA DE AQUICULTURA
 PERFIL DO PROFISSIONAL:

O Engenheiro de Aquicultura atua na produção de organismos aquáticos em cativeiro, abrangendo, desde a obtenção de reprodutores, maturação, reprodução, produção de larvas, pós-larvas, formas jovens, (fase inicial de crescimento), engorda, processamento, até a comercialização e distribuição dos produtos para o mercado consumidor. Deve também estar apto a desenvolver projetos de instalações e estruturas necessárias à prática de aquicultura sustentável. As atividades de piscicultura, ranicultura, malacocultura, carcinicultura, produção de organismos aquáticos ornamentais e cultivo de macroalgas e microalgas, estão entre as possíveis áreas de atuação desse profissional, aplicando conhecimentos de engenharia para projetar, gerenciar e explorar, de forma sustentável, o potencial das unidades de criação nos diversos sistemas e estruturas de cultivo disponíveis.

 ATUAÇÃO:

 

Compete ao Engenheiro de Aquicultura o desempenho das atividades 1 à 18  do art. 1º da Resolução CONFEA Nº 218, de 29 de junho de 1973, referentes ao cultivo de espécies  aquícolas,  construções para fins aquícolas,  irrigação  e drenagem  para fins  de aquicultura, ecologia e aspectos de meio ambiente referentes à aquicultura, análise e manejo da qualidade da água e do solo das unidades de cultivo e de ambientes relacionados a estes, cultivos de espécies aquícolas integrados à agropecuária, melhoramento genético de espécies aquícolas, desenvolvimento e aplicação  da tecnologia do pescado cultivado, diagnóstico de enfermidades de espécies aquícolas, processos de reutilização da água para fins de aquicultura, alimentação e nutrição de espécies aquícolas, beneficiamento de espécies aquícolas e mecanização para aquicultura.

 

 

- Produção de Organismos Aquáticos
- Construção e Elaboração de Projetos Aquícolas
- Desenvolvimento de Produtos para a Produção de Pescado
- Comercialização de Pescados
- Nutrição e Melhoramento de Organismos Aquáticos 
- Manejo e Controle Sanitário do Pescado
- Controle de qualidade de agua de efluentes da Aquicultura
- Pesquisa Científica – Mestrado e Doutorado
- Consultoria / Assistência Técnica em Aquicultura
- Empresas e Assistência  Técnica e Extensão Rural
- Assistência em Cooperativas e Sistemas de Integração 
- Coordenação Técnica e Gerenciamento de Propriedades Aquícolas
- Assessoria em Empresas de Processamento de Pescados
- Assessoria em Empresas de Nutrição de Organismos Aquáticos

bottom of page