top of page
Comissão de Orientação Acadêmica

O Programa de Orientação Acadêmica (POA), do Curso de Engenharia de Aquicultura tem o propósito de auxiliar o estudante que encontra algum tipo de dificuldade no planejamento de suas atividades acadêmicas no decorrer do curso.  O estudante que apresentar dificuldade será acompanhado por um professor tutor, que irá elaborar um plano de estudos em parceria com o discente e acompanhará o seu desenvolvimento na trajetória do curso. Este acompanhamento se dará até que o estudante conclua o curso ou que não necessite mais participar do programa.

Os membros da comissão de orientação acadêmica são os professores:

Carlos Eduardo Zacarkim            Luciano Caetano de Oliveira

Leandro Portz                                André Muniz Afonso

Maurício Guy de Andrade            Pedro Gusmão Borges Neto

 

Programa de Avaliação Acadêmica

O Programa “Orientação 2.0” é um software que faz uma avaliação prévia do estudante na sua trajetória acadêmica no Curso de Engenharia de Aquicultura. O programa apresenta três modalidades de controle em que avalia a relação do ingresso do estudante na universidade pelo número de disciplinas já cursadas no curso.

O Controle do Tipo 1 – Faz uma análise prévia da relação de disciplinas cursadas pelo números de disciplinas em que o estudante deveria ter cursado. Este é o primeiro “Alerta“, caso o estudante obtiver a relação inferior a 1,5 (15 semestres), o mesmo deverá se apresentar a comissão de orientação acadêmica para orientação.

O Controle do Tipo 2 – Faz a estimativa do número de semestres necessários para conclusão do Curso de Engenharia de Aquicultura, levando em consideração a carga horária média semestral do curso. Este é o segundo “Alerta“, caso o estudante exceder 10 semestres (5 anos), deverá procurar a comissão de orientação acadêmica para elaborar juntamente com um professor tutor, seu plano de estudos para conclusão do curso.

O Controle do Tipo 3 – Faz a estimativa do número de semestres necessários para conclusão do Curso de Engenharia de Aquicultura, considerando neste caso, a melhor hipótese possível, ou seja, o estudante cursar 10 disciplinas/semestre (540 horas) e não ser reprovado em nenhuma delas até a conclusão do curso. Neste caso, a sua situação é “Preocupante” e deverá ser evitada de qualquer maneira. Se o estudante exceder 16 semestres, ou seja, o tempo máximo para conclusão do curso neste controle tipo de controle, não terá mais condição de se formar no curso de Engenharia de Aquicultura.

Resolução N° 95/15 – CEPE:
Portaria Nº 336/SPA:
Regulamento Geral POA:
bottom of page