top of page

ESTÁGIO

ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO E OBRIGATÓRIO

A organização dos estágios curriculares não-obrigatórios e obrigatório do Curso de Engenharia de Aquicultura da UFPR Setor Palotina, estará a cargo da Comissão Orientadora de Estágios do Curso (COE- Engenharia de Aquicultura) e esta, por sua vez, vinculada à Coordenação do Curso de Engenharia de Aquicultura da UFPR Setor Palotina. A COE é formada por docentes participantes do colegiado do curso de Engenharia de Aquicultura da UFPR Setor Palotina. 

 

Os estágios curriculares do Curso de Engenharia de Aquicultura são apresentados em duas modalidades, a saber: 

 

Estágios curriculares não-obrigatórios: realizados pelo estudante para propiciar uma experiência acadêmico profissional na perspectiva da indissociabilidade da teoria e prática, pelo desenvolvimento de práticas compatíveis com o contexto básico da profissão, ao qual o curso em que o aluno está matriculado se refere, desde que não causem prejuízo à integralização de seus currículos e conforme previstos no regulamento de estágios homologado pelo colegiado do curso e nas atividades formativas complementares, conforme a instrução normativa 01/12 do CEPE/UFPR. 

 

Estágio curricular obrigatório: ofertado pelo curso de graduação, como parte de sua estrutura curricular, com duração mínima de um período letivo, com carga horária mínima de 360 horas, determinada pelo colegiado do curso, de acordo com o artigo 2 da resolução 46/10 do CEPE/UFPR. Ainda na conformidade deste artigo, o estágio curricular obrigatório exige prévia matrícula e respeito aos pré-requisitos estabelecidos no currículo em vigor, bem como no regulamento de estágios homologado pelo colegiado do curso.

 

 

CONDIÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

São consideradas condições básicas para a realização de estágios curriculares: 

 

Estágios curriculares não-obrigatórios: estar matriculado no Curso de Engenharia de Aquicultura da UFPR Setor Palotina; apresentar a documentação necessária, emitida pela comissão orientadora de estágios (COE) do Curso de Engenharia de Aquicultura da UFPR. 

Estágio curricular obrigatório: estar matriculado no Curso de Engenharia de Aquicultura da UFPR Setor Palotina; ter concluído com êxito a carga horária total das disciplinas que compõem o curso; ter cursado o mínimo de 180 horas em disciplinas optativas e ter realizado, no mínimo, 300 horas em atividades formativas; referente às aulas teóricas ministradas pelo Coordenador de Estágio do Curso de Engenharia de Aquicultura; e apresentar a documentação necessária, emitida pela comissão orientadora de estágios do curso (COE- Engenharia de Aquicultura).

Os discentes que estiverem com o curso trancado, não poderão solicitar estágios, em nenhuma das modalidades disponíveis.

 

1°). Para a realização do estágio o contato com a empresa ou instituição, poderá ser realizado de duas formas:

 

– Contato direto do acadêmico com a empresa ou instituição;

– Contato pelo intermédio de um docente da instituição de ensino do acadêmico;

 

OBS – Devido à lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, a empresa cedente tem que suprir o estagiário com bolsa ou contrapartida equivalente (Alojamento, alimentação e transporte não contam como contrapartida equivalente).

 

2°). Tendo concordância da empresa ou instituição o acadêmico deverá preencher a solicitação de estágio e encaminhá-la aos membros da COE para avaliação e assinatura do Professor responsável pela COE. Após a assinatura a solicitação de estágio é enviada para a Instituição cedente via aluno ou COE.

3°). Após recebimento da solicitação de estágio a instituição cedente deverá enviar a COE ou ao acadêmico um termo de aceite do estágio.

OBS – A etapa de solicitação formal do estágio via COE e do aceite pela instituição não é uma etapa obrigatória, mas é exigida por algumas empresas.

Para a COE o que interessa é que o estágio esteja realmente aceito pela instituição cedente, o que pode ser confirmado ao aluno solicitante por e-mail ou via contato telefônico. O risco, neste caso, é do aluno, não ter um documento confirmando o aceite do estágio pela instituição, não tendo como comprovar na empresa que o estágio tinha sido realmente aceito.

4°). Uma vez aceito o estágio, o aluno deverá preencher dois documentos, ou seja, o termo de compromisso de estágio, que deverá ser feito em 4 vias. Neste termo de compromisso existe na segunda página o plano de estágio, que deverá ser elaborado em conjunto com o Professor da UFPR que foi escolhido pelo aluno e tenha aceitado ser o Orientador de estágio.

5°). Caso a empresa concedente exija o convênio com a UFPR, o aluno deverá preencher o termo de convênio, em duas vias.

6º). Junte todos os documentos, pegue todas as assinaturas e leve a Coordenação dos Cursos para abertura de processo e envio para a Coordenação Geral de Estágios em Curitiba. Quando o processo retornar, leve para o estágio para pegar as assinaturas da empresa concedente. Antes de retornar do estágio, deixe com a empresa uma via do termo de compromisso e retire para você uma via também. As outras duas ficam no processo, sendo uma arquivada na Coordenação e outra em Curitiba.

COMO PROCEDER APÓS O TÉRMINO DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO:

1° Ao final do estágio o acadêmico deverá solicitar ao Supervisor de Campo (Supervisor da Empresa) que ele preencha a ficha de avaliação do estágio-supervisor e posteriormente pelo Orientador na UFPR e ao final do estágio pela COE.

2° Apresentar um relatório de atividades (fica a cargo do orientador na UFPR a forma do relatório, podendo ser na escrita, apresentação oral ou outra. Não existem normas para o relatório na forma escrita).

3° O Orientador deverá avaliar o relatório (descrito no item 2) e preencher a o campo II da Ficha de avaliação de estágio e encaminhar o processo para a COE. Uma vez analisado pela COE, o processo retorna para Curitiba para emissão dos certificados.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

* Em função das exigências documentais é necessário que o aluno solicite o estágio extra curricular com muita antecedência,

* O estágio só terá validade mediante o cumprimento dessas etapas,

* O seguro de vida para estágio curricular não obrigatório não é pago pela UFPR, e deverá OBRIGATORIAMENTE ser providenciado pela instituição cedente ou pelo estudante.*

O estágio NÃO OBRIGATÓRIO deverá ser remunerado

**** O PRAZO FINAL para solicitação de estágio será 30 de abril (1º semestre) e 30 de outubro (2º semestre).

**** A entrega dos formulários deverá ser realizada às segundas-feiras das 08:30 até 11:30 hrs e das 14:00 até 17:00 hrs.*****

Toda a tramitação de documentos deverá ser realizada internamente na UFPR Setor Palotina.

Contato: Prof. Luciano Caetano de Oliveira e Prof. Carlos Eduardo Zacarkim
E-mail: lucianocaetano@ufpr.br e zacarkim@ufpr.br

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:

Power Point Instruções TCC:

Declaração Banca:

Regulamento TCC:

Atestado de Correção:

Carta de Aceite:

Ata de Defesa

Declaração Orientação:

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
COMISSÃO ORIENTADORA DE ESTÁGIOS - COE:

Membros:

Luciano Caetano de Oliveira- Titular

lucianocaetano@ufpr.br


Carlos Eduardo Zacarkim - Suplente

zacarkim@ufpr.br


Eduardo Luis Cupertino Ballester - Suplente

PORTARIA Nº 334/SPA:
COORDENAÇÃO GERAL DE ESTÁGIOS:

A COORDENAÇÃO GERAL DE ESTÁGIOS é a unidade administrativa responsável pela assessoria jurídica, administrativa e pedagógica dada aos cursos de graduação e educação profissional, referente à Política de Estágio e estabelecida por resolução do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPR, em cumprimento à Lei nº 11.788/08.

Endereço: Praça Santos Andrade, nº 50 – Prédio Histórico – Curitiba/PR – Cep: 80020-300
Telefones: 3310-2675 / 3310-2681 / 3310-2656 
E-mail: estagio@ufpr.br


Horário de atendimento: das 07h30 às 19h30, sem intervalo para almoço.

COMO DIVULGAR SUA VAGA:

Empresas interessadas em divulgar vagas para contratação de estagiários, deverão fazê-lo diretamente com a coordenação do curso, (informações abaixo)

Lembramos que as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário deverão ser compatíveis com a área de formação do curso para qual a vaga é oferecida.

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE AQUICULTURA

Prof. Dr. Carlos Eduardo Zacarkim

Telefone: (44) 3211-8537
Rua Pioneiro, 2153 – Palotina – PR


 

ALUNOS:

Para maiores informaçoes sobre estágios, formularios, ou informativos, entre em contato com a PROGRAD, através do link abaixo

PROGRAD / CGE

bottom of page